• O que você procura?

Veja como é fácil encontrar:

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Professores David e Hylo do Liceu dão dicas para o Enem


Assista às dicas para a prova do Enem com o professor David Ribeiro do Liceu do Ceará.


Olha o Liceu do Ceará na reportagem sobre o ENEM.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O texto dissertativo-argumentativo

  • O que é dissertar e argumentar
  • Características gerais
  • Estrutura e desenvolvimento
  • Análise de texto
Para baixar os slides CLIQUE AQUI

domingo, 16 de outubro de 2011

Retrospectiva da greve

 
Os principais momentos da greve dos professores do estado do Ceará! Professores mostram para a sociedade que uma luta justa merece respeito e que a força e determinação dos educadores cearenses continua mais forte que nunca!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cid Gomes: personagem trágico


(Ilustrado por Cristiane)

Douglas de Paula (Professor do Curso de Letras da UECE)

Creio que o Pequeno Príncipe Cid Gomes está deixando de ser um personagem infantil para se tornar gente grande, mas, infelizmente, gente grande que não conhece sua própria medida: Cid está se tornando um personagem trágico, uma espécie de Édipo de Sobral. No lugar das pitonisas do Oráculo de Delfos, ele consulta o irmão Ciro Tirésias, um cego que pensa que tudo vê, mas que enxerga somente o próprio umbigo. Como todo personagem trágico, Cid Gomes está cometendo um ato desmedido (hybris), o que irá atrair para si inevitavelmente um erro, gerado por suas próprias ações. Todo personagem trágico erra porque se aferra obstinadamente a seu próprio ponto de vista e não consegue ouvir os outros. Depois da truculência do Batalhão de Choque na Assembleia Legislativa contra os professores, a sociedade civil do Ceará demonstrou, através da imprensa e da Internet, sua solidariedade aos professores, mas isso em nada abalou os ouvidos do Príncipe (agora estou em dúvida: Cid está mais para o Príncipe de Maquiavel ou para o Pequeno Príncipe de Exupéry?).

O Dr. Mourão, em artigo de seu Blog, é que usou a palavra certa, sem deslizes: o que houve na Assembleia foi AGRESSÃO contra os professores. Enquanto os senhores de-putados se preocupavam com a destruição do “patrimônio público”, os professores eram agredidos pelo Batalhão de Choque, sem ter acesso às galerias da “Casa do Povo”. E a Educação, às portas do Plenário, bem próxima ao “quadrilátero de segurança” do Governa-dor, era agredida em seus pressupostos básicos. O professor precisa de condições materiais para viver. Ninguém trabalha por amor. Pensar que professor trabalha por amor reflete o amadorismo de um Pequeno Príncipe metido a Governador ou a ruptura da máscara ideológica do Príncipe maquiavélico.

Caiu a máscara de Cid? Creio que não. Não dá para esperar mais do irmão de Ciro Gomes. Dá para esperar menos. Menos respeito com os servidores, menos salários para os professores, menos democracia em seu mandato. De mais mesmo só seu orgulho e sua obstinação, pontos centrais de sua hybris trágica e do começo de sua queda. Seu irmão já experimentou tal queda, pois nunca terminou um mandato, foi o deputado federal que mais faltou ao Congresso e atualmente vagueia no limbo da política, assessorando (muito mal) o irmão.

Não sei se Freud explica, mas, inconscientemente, talvez um irmão sonhe com a queda do outro. A disputa entre irmãos é comum na história humana, e René Girard explica bem direitinho essa rivalidade mimética. Um irmão acaba refletindo o outro, tornando-se o outro. Até os nomes contribuem para esse mimetismo: Ciro/Cid, Cid/Ciro. E qual o erro trágico do Pequeno Príncipe?

Resposta: não querer conversa. Cid diz: “Só negocio com o fim da greve”, e estamos conversados. Édipo agiu assim. Antígona também. Creonte idem. Todos os personagens trágicos se julgam maiores do que são e acham que não precisam prestar contas a ninguém. Para eles, dar o braço a torcer é sinônimo de fraqueza. O personagem trágico, como diz Jean-Pierre Vernant, é pego pelas próprias palavras. Não admira que Cid tenha disparado tantas frases esdrúxulas nas últimas semanas. Ele não consegue ficar calado, porque não admite que alguém se lhe oponha resistência. Afinal, foi Ciro que disse, numa greve de médicos, que médico era como sal: branco, barato e se acha em qualquer esquina. Nada há de surpreendente que Cid, o “genérico” de Ciro, solte aos quatro ventos que professor deve trabalhar por amor.

É justamente aí que Cid/Ciro ou Ciro/Cid erram: tornam-se seres obcecados, obstinados. Somente a obstinação não reconhece que tudo flui, e a única coisa permanente do mundo são as mudanças das coisas. Parece que o Governador nem percebeu que, na Internet, seu nome está indelevelmente manchado. O sangue dos professores, que correu na Assembleia Legislativa, suja o assoalho muito limpinho do Palácio da Abolição, numa metonímia direta entre governo/Governador. O único modo de limpar essa sujeira é respeitando os professores, pagando-lhes um salário digno e, o mais importante, obedecendo ao que manda o STF, que concede ao professor 1/3 de sua Carga Horária para preparação de aulas.

Se não estava nos planos do Governo aprovar um Plano de Carreira para os professores e, como disse o próprio Governador, por ele, nem Carreira existiria, que ele agora aproveite o momento para mudar de planos. Falta dinheiro? Duvido muito, pois parece que não falta para os escândalos dos banheiros ou do Cartão Único, ou para o famigerado Aquário de Fortaleza. Mas tudo bem: aceitemos a conversa fiada: falta dinheiro. Mas diz a Lei do Fundeb que, se o Estado não tiver condições para arcar com as despesas do Piso, a Federação entrará com a contraparte. Basta “apenas” que o Estado abra suas contas e prove que já investiu o máximo do orçamento em Educação. Onde está o problema, meu povo? Na falta de dinheiro, na sobra de insensatez, na desculpa esfarrapada, na maldade pura e simples ou num projeto político para deixar a Educação Pública sempre precária? Talvez um “malte” de tudo isso junto. Se o Governador não encontrar uma saída madura, será o início do fim de seu governo. Talvez de seu Principado. Talvez do Principado de todos os Ferreira Gomes.

Lembrete ao Pequeno Príncipe, parodiando Exupéry: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que tu agrides”.


Recebi esse texto maravilhoso por e-mail e resolvi postá-lo para a apreciação de todos.

sábado, 10 de setembro de 2011

O gênero narrativo - UECE


Dicas gerais para a produção de textos narrativos: elementos essenciais, estrutura, análise de texto, exemplos de gêneros narrativos, construção da coesão além de orientações para o vestibular da UECE.

Baixe também o resumo dos slides com uma atividade de coesão. CLIQUE AQUI


Bons estudos!!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Professores protestam no Dia da Independência

Muito lindo, companheiros!

Apresentador do programa Barra Pesada, Nonato Albuquerque, critica atitude do Governador Cid Gomes e apoia a manifestação dos professores do Estado do Ceará no desfile de 7 de setembro em Fortaleza. Veja o vídeo postado no Youtube:


 

Veja também outro protesto muito bem organizado no desfile do Dia da Independência em Quixada.




Como estão as negociações com o governador
Cid Gomes?

sábado, 3 de setembro de 2011

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Governador Cid Gomes: "ONTEM, PROMESSAS; HOJE, A TRISTE REALIDADE"


Numa entrevista realizada por equipe do Educar para Crescer, no período de campanha eleitoral o candidato a governador CID GOMES respondeu a questões sobre EDUCAÇÃO.
Veja a diferença entre o CID CANDIDATO e o CID GOVERNADOR atualmente:

 


"PENSE BEM ANTES DE ESCOLHER
QUALQUER CANDIDATO"


Fontes: http://ultimosegundo.ig.com.br/
             http://educarparacrescer.abril.com.br/
             http://www.youtube.com/watch?v=p6PwJdyeAfI&feature=channel_video_title




terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cid Gomes ataca professores:

"POR MIM, NEM CARREIRA EXISTIRIA!"


Como já é do conhecimento dos professores cearenses, o governador Cid Gomes não esconde o seu desprezo pelos profissionais do magistério da rede estadual de ensino. Ontem (22), na cerimônia de inauguração das novas instalações da EEEP Mons. Expedito da Silveira, em Camocim, Cid disparou mais uma vez contra os professores. Uma comissão formada pelo representante do Sindicato APEOC na região norte, Prof. Antonio Junior e por docentes dos municípios de Camocim,

Granja, Barroquinha e Chaval foi recebida pelo governador a fim de entregá-lo um documento requerendo a reabertura do processo de negociação garantindo o cumprimento da Lei do Piso dentro da carreira vigente. De pronto, Cid disparou: "Por que vocês fizeram concurso? Por que não foram para a escola privada?". E mais, sendo questionado sobre o esmagamento da carreira proposta nas tabelas apresentadas no final de julho, o executivo declarou: "Por mim, nem carreira existiria!". Sob o olhar pasmo dos que estavam em volta, inclusive da Secretária Izolda Cela, durante mais de 10 minutos a discussão se prolongou entre os grevistas e o governador, que insistia em afirmar que "A escola privada era melhor, pois apresentava os melhores resultados". Finalizando, sem entendimento algum, só foi confirmado aquilo que todos já sabem: Cid, que tem predileção pela escola privada, continuará dando execução ao seu plano de terceirização da escola pública.

Veja o vídeo:


Fonte: Sindicato APEOC

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A redação no ENEM

Conteúdo dos slides:
  • O que são competências e habilidades no Enem.
  • O que é cobrado na redação do Enem.
  • Análise de proposta e de redação do Enem.
  • Dicas para o Enem 2011.
Para baixar, clique AQUI.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011




VAMOS ÀS RUAS DENUNCIAR O DESCASO COM A EDUCAÇÃO PUBLICA!

GRANDE MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO PALÁCIO DA ABOLIÇÃO
(AV. BARÃO DE STUDART)
DIA: 19/08/2011 (SEXTA-FEIRA)
HORÁRIO: 8 HORAS

ACOMPANHE AS MOBILIZAÇÕES PELO SITE DA APEOC:
http://www.apeoc.org.br/agenda.html