• O que você procura?

Veja como é fácil encontrar:

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Enem 2012 - Guia de Redação



A prova de redação do Enem exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às “competências” que você deve ter desenvolvido durante os anos de escolaridade. Nessa redação, você deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa e, finalmente, apresentar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.

Veja esses aspectos de forma mais detalhada no 
Guia do Participante - Enem 2012

Baixar o Guia de Redação
ou

BONS ESTUDOS!!!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

GÊNEROS JORNALÍSTICOS


Acompanhe a postagem de textos didáticos sobre os gêneros jornalísticos.

FOLHA DE REDAÇÃO - CLIQUE AQUI


1. Gênero NOTÍCIA - CLIQUE AQUI

Vanguardas Europeias


Baixar apresentação de slides

segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Romantismo


Baixar: SLIDES ou PDF


Poema "Este inferno de amar", de Almeida Garret




Conteúdo

* Contexto histórico, social e polítco
*Características do Romantismo
* Romantismo em Portugal

Redação terá avaliação de itens de competência e correção mais rigorosa


Enem 
25 de Maio de 2012

O Enem de 2012 virá com mudanças e mais rigor na correção da redação. A partir deste ano, o texto produzido pelos candidatos será corrigido por dois corretores de forma independente e haverá cinco itens de objetividade sendo avaliados. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação será lida por um terceiro corretor.
E se, ainda assim, a discrepância persistir, ou seja, a diferença entre as três notas for superior a 200 pontos, a dissertação passará para uma banca examinadora de excelência, composta por três professores avaliadores e que darão então a nota final ao participante. No Enem de 2011, a discrepância entre as notas finais dos corretores podia ser maior, chegando a até 300 pontos, e havia dois corretores.
"Mudamos substancialmente o sistema de avaliação da redação para que haja maior objetividade e segurança aos estudantes. É uma avaliação com muito mais rigor para que tenhamos uma avaliação justa", afirmou o ministro Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 25, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação. Segundo ele, para aprimorar a correção da redação haverá um aumento de 40% no número de avaliadores.
Também é novidade na redação a divisão da nota em cinco itens de competência: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa.
Cada um dos corretores deverá atribuir nota de zero a 200 pontos para cada uma dessas competências. Havendo discrepância maior que 80 pontos em cada uma, o terceiro corretor avaliará e atribuirá notas segundo o mesmo critério.
Por exemplo, a nota do primeiro corretor é de 640 pontos e a do segundo, 480. A priori, a diferença é inferior a 200 pontos e a nota final da redação desse candidato seria a média aritmética das suas notas. Mas, se na competência 1 a nota de um corretor tiver sido 160 e o do outro, 40, a redação será encaminhada para o terceiro corretor. Se a nota dele, nessa competência, se aproximar da de um dos dois corretores anteriores – por exemplo, nota 120 –, não haverá necessidade da banca examinadora. A nota mais baixa na competência com dispersão será eliminada. A nota final da redação será a média aritmética das duas notas mais próximas.
Em julho, um guia será enviado aos candidatos inscritos no Enem 2012, com explicações sobre as novas regras de correção da redação. "Esse manual, que estará disponível no portal do MEC, trará exemplos concretos, com textos, do que será cobrado em cada competência. E também trará exemplos de redação de excelência", disse o ministro Aloizio Mercadante. O estudante terá nota zero se o texto fugir do tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo ou tiver sete linhas ou menos.
Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, após a divulgação dos resultados das provas do Enem, todos os corretores passarão por um treinamento online sobre o texto específico da redação. E, conforme acordado com a Justiça, os estudantes poderão ter acesso à redação. "Estamos definindo como será essa operacionalização para ter segurança no processo", adiantou o ministro.
Assessoria de Imprensa MEC/Inep

domingo, 20 de maio de 2012

ABAIXO-ASSINADO


Gênero textual: Abaixo-assinado 


Abaixo-assinado: trata-se de um requerimento de várias pessoas, reivindicando algum direito, protestando contra algum ato lesivo, ou simplesmente manifestando algum tipo de apoio. Este, também contém autoridade destinatária, exposição do problema, pedido a ser feito e, ao final, os nomes e assinaturas dos abaixo-assinados (solicitantes/ manifestantes).




MODELO 1


SOLICITAÇÃO DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS




Exmo. Senhor
Prefeito do Município de ___________




Senhor Prefeito,


(EXEMPLO)Os abaixo-assinados, a seguir identificados, vêm à presença de V.Exa. expor e solicitar o que segue:


As praças públicas (nomes e local) encontram-se praticamente destruídas e abandonadas e transformadas em ponto de encontro de marginais, fatos estes que impedem a sua utilização pelo cidadãos desta Cidade.


(Expor outros fatos, se necessário)


Certos de que V.Exa. saberá respeitar os direitos dos cidadãos de nossa Cidade, os abaixo-assinados solicitam imediatas providências destinadas à reconstrução e devida preservação dos bens públicos acima nomeados.




Nome/qualificação/endereço/assinatura
Nome/qualificação/endereço/assinatura
Nome/qualificação/endereço/assinatura
(...)

Fonte: aartedeproduzirtextos.blogspot.com.br


MODELO 2


Belo Horizonte, 13 de novembro de 2006. 




Ilmo. Sr. 
José de Souza 
Coordenador (Cargo ocupado pelo destinatário do abaixo-assinado) 




Nós, abaixo-assinados, (qualificação dos signatários deste documento, tais como: funcionários desta empresa, estudantes desta faculdade, condôminos deste prédio etc), vimos requerer de V.S.ª que 


(citar as atitudes e providências a serem tomadas pelo destinatário do abaixo-assinado), 


pelos seguintes motivos: 


(detalhar os fatos ocorridos que ensejam as providências citadas acima) 


Em razão disso, solicitamos de V.S.ª o máximo empenho para solucionar esta situação. 




ASSINATURAS: 


(Para dar mais credibilidade ao documento, acrescentar o número de documento de identidade e nome completo antes da assinatura) 
Doc. Identidade ------------ Nome Completo ----------- Assinatura 


Fonte: www.jurisway.org.br

Provas e gabaritos: concursos atuais


Último concurso da Caixa Econômica para Nível Médio
PROVA - GAB 1
GAB - C. GERAIS (1-30)
GAB - C. ESPECIFICOS (31-60)

Acesse o link abaixo e baixe provas e gabaritos do concurso da CEF e de vários outros realizados pela Fundação CESGRANRIO.

O texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO


Aprenda a produzir textos dissertativos-argumentativos sem dúvidas e tire nota dez no Enem. 


Conteúdo dos slides:
O que é dissertar e argumentar
Características gerais
Estrutura e desenvolvimento
Análise de texto

Clique para baixar 
SLIDES e PDF
TDs 1 e 2

ENEM 2012



No site da Revista Veja, foram publicadas duas matérias muito importantes para alunos que desejam fazer o Enem 2012. Em uma, foi disponibilizado um mapa interativo do Brasil para consulta das Instituições (Universidades) que já utilizam as notas do exame na seleção de alunos. Na outra, é possível conferir os conteúdos mais frequentes em provas das quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.


Clique nos links abaixo e confira!




Bons Estudos!!!


DICAS


Na data da prova:

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília).

Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação.
Confira os dias da prova:

3 de novembro de 2012 (1º dia):
- Ciências Humanas e suas Tecnologias e;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30

4 de novembro de 2012 (2º dia):
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e;
- Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30

Cartão de confirmação

O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição até o dia 26 de de outubro. Também é possível imprimir o Cartão de Confirmação por meio da página de acompanhamento da inscrição, no site do Inep.
No Cartão de Confirmação da Inscrição constam informações como o número da inscrição, data, hora e local de realização das provas, a indicação de necessidade de atendimentos diferenciados ou específicos, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do Ensino Médio.

  

quinta-feira, 15 de março de 2012

Liceu do Ceará - 166 anos de tradição

História 
Sede do Liceu construída em 1894 na Praça dos Voluntários,
Centro de Fortaleza. Desenho de Gustavo Barroso, ex-liceísta.

Liceu vem do grego lykeion, escola filosófica com ênfase para ciências naturais criada por Aristóteles em 336 a.C., rival da Acadêmica Platônica. O Liceu de Aristóteles se tornou um modelo de ensino do antigo curso de humanidades, de modo a inspirar o estabelecimento de várias instituições de ensino,  principalmente o ensino secundário e o profissionalizante, que em justa homenagem, recebem o nome de Liceus.

O Liceu do Ceará é o terceiro colégio mais antigo do Brasil e, mesmo tendo passado por várias crises, no ano de 2005, comemorou seus 166 anos ininterruptos de funcionamento.  Foi criado durante o império (século XIX), assim como alguns colégios contemporâneos de outras províncias, inspirado nos moldes do Colégio Dom Pedro II, uma instiuição-modelo de ensino criada em 1837 no Rio de Janeiro, então capital do império. No intuito de agregar cadeiras já existentes e facilitar a inspeção do ensino público no Ceará, em 15 de julho de 1844, o presidente da província, Marechal José Maria da Silva Bittencourt sancionou a lei n.º 304, criando oficialmente o Liceu:

Art. 1º - Fica creado nesta capital um lycêo que se comporá das cadeiras seguintes: phylosophia racional e moral; rethorica e poética; arithmetica; geometria; trigonometria; geografia, e historia; latim, francez e inglez.” 



As atividades escolares tiveram início em 19 de outubro de 1845, com 98 matrículas, sob direção do Dr. Thomas Pompeu de Souza Brasil, o Senador Pompeu. O curso secundário tinha duração de 6 anos e, de início, as aulas eram ministradas nas próprias casas dos professores. Somente em 1894, no governo do Coronel Bezerril Fontenele, foi inaugurada a sede própria do Liceu (Figura abaixo), à Praça dos Voluntários, no centro de Fortaleza.
Edifício do Liceu na praça dos voluntários (já demolido),
onde hoje se encontra o prédio da Polícia Civil. Foto do
acervo do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS). 

No tempo em que o Liceu foi criado, Fortaleza era uma pequena cidade com pouco menos que 5.000 habitantes, resumindo-se a poucas ruas no centro da cidade. Nessa época, os colégios eram privilégio da elite. Não apenas porque os colégios eram poucos, mas também pelas despesas que representavam a uma sociedade pobre em recursos. Além disso, na época era comum em colégios públicos a cobrança de taxas, como ocorria inclusive no Colégio Dom Pedro II, que reservava poucas vagas para pessoas que não tinham condições de pagar.



Com o crescimento da cidade e o surgimento de novos colégios, como a Escola Normal, o Colégio São João, Colégio Fortaleza, o Cearense, São José, entre outros, o ensino secundário foi se democratizando em Fortaleza, e inclusive no Liceu, que no século XX, passou a ter maior abertura para alunos pobres e oferecer o ensino misto, pois durante muito tempo foi um educandário estritamente masculino. As moças estudavam na Escola Normal.


Todos os ex-liceístas que estudaram até a década de 50 lembram o rigor da disciplina no Colégio. Os alunos só entravam no colégio de fardamento completo: calça, camisa com os 7 botões fechados e quepe. Numa época em que os costumes da sociedade eram muito mais rígidos, a disciplina marcou profundamente o Liceu. Qualquer deslize era motivo de punição.


Para ajudar o diretor e os professores no controle da disciplina, existiam os bedéis (inspetores), que fiscalizavam o fardamento dos alunos na entrada do colégio, faziam a chamada em sala e circulavam pelo colégio observando o comportamento dos alunos. Blanchard Girão, no seu livro “O Liceu e o Bonde” relata que os bedéis, extremamente fiéis, delatavam as travessuras dos alunos para o diretor até fora do colégio; e quando não era mais possível suspender um aluno, por ter feito travessuras depois das provas finais, a suspensão vinha no início do ano letivo seguinte.


Mesmo toda a disciplina da época não conseguiu anular as criancices dos alunos, e até os mais ilustres ex-liceístas cometeram suas travessuras: aplicaram trotes, fugiram do colégio para matar aula, aprontaram com os bedéis, professores e outros alunos, fizeram pichações, e reuniram-se para fumar no banheiro, como registra Gustavo Barroso, em seu livro "Liceu do Ceará". 


Os professores do Liceu eram os melhores do estado e, às vezes, até de fora, pois para ser professor catedrático do Liceu era necessário passar por um rigoroso concurso público, tendo que defender tese e mostrar todo seu conhecimento e integridade moral. Além disso, os professores trabalhavam motivados: eram amplamente respeitados  e admirados pelos alunos e o resto da sociedade. Ser professor era uma das mais nobres profissões e os salários dos professores equiparavam-se aos de desembargadores.

A escola funcionava e a educação realmente acontecia pois os professores eram bons, trabalhavam motivados e os alunos tinham interesse em aprender. Esses recebiam uma formação multidimensional. Além das aulas teóricas de português, matemática, história, biologia, etc, tinham aulas de música, praticavam esportes olímpicos, tinham formação política extracurricular e um grande crescimento pessoal devido à convivência com alunos de diferentes classes sociais.

Como diz Blanchard Girão, o Liceu era um espaço de politização e mobilização estudantil, uma vez que os professores já admirados elos alunos, tinham total liberdade para discutir com os alunos os assuntos mais polêmicos da atualidade. O Liceu formava então alunos politizados e também atuantes. Era comum ver os alunos do Liceu em passeatas agitadas pelo centro de Fortaleza, protestando contra o aumento dos salários dos deputados estaduais, à favor da anistia de presos políticos ou contra o nazismo, durante a segunda guerra mundial: 


Alunos do Liceu na época da II Guerra Mundial (Estado Novo),
em passeata a favor da democracia e contra o fascismo.
Foto do livro “O Liceu e o Bonde” de Blanchard Girão. 
Por tudo isso, o Liceu foi o expoente da educação no Ceará. Matricular-se no Liceu era tanto quanto ser aprovado no vestibular. Os alunos tinham orgulho de vestir sua farda. O liceu se projetava em todos os planos: tinha o melhor corpo docente, os melhores estudantes, o maior índice de aprovados em vestibulares, campeão de olimpíadas estudantis, vitorioso nas paradas cívicas da Semana da Pátria, a tinha a melhor banda, além de ex-alunos bem sucedidos nas mais diversas profissões no Brasil e no exterior.
Tamanho era o privilégio de estudar no Liceu, que os veteranos rotineiramente aplicavam trotes aos novatos, que eram chamados de bichos-fedorentos, como ilustra Gustavo Barroso, ex-liceísta do início do século XX, no seu livro Liceu do Ceará:


“Não houve bicho fedorento que escapasse totalmente aos trotes dos desalmados veteranos do Liceu. Todos fizeram discursos bestialógicos trepados na margela do cacimbão da praça, em riscos de cair lá dentro. Todos subiram ao cocuruto do chafariz Wallace, para fingir de estatua. Todos se escancharam nos galhos das árvores e fôram cassados a caroços de monguba, como guaribas. Um dia encheram de estrume fresco de cavalo o boné de xadrezinho que eu trazia do colegio e m’o enterraram até as orelhas. Lavei a cabeça, mas o boné ficou imprestavel e teve de ir para o lixo.” 


Com toda sua qualidade de formação dos alunos e seu ambiente de erudição, o Liceu produziu inúmeros intelectuais, políticos, escritores, jornalistas, médicos, empresários, desportistas e músicos de projeção nacional e internacional – personagens importantíssimos da história de Fortaleza, do Ceará e do Brasil. Entre eles: Adolfo Bezerra de Menezes, Guilherme de Studart (Barão de Studart), Gustavo Barroso, João Brígido, Clóvis Beviláqua, Eleazar de Carvalho, Raimundo Girão, César Cals de Oliveira, Farias Brito, Plácido Castelo, Perboyre e Silva, Parsífal Barroso, Antônio Girão Barroso, Paes de Andrade, Edson Queiroz, Blanchard Girão, Fausto Nilo e Belchior. Além do “Bando Liceal”, do qual surgiram bandas de ex-alunos como “Quatro azes e um coringa” e os “Vocalistas Tropicais”, que fizeram sucesso em todo Brasil nas décadas de 40 e 50. 


Prédio onde o Liceu funciona desde 1937, na praça Gustavo
Barroso (antes, Praça Fernandes Vieira), no bairro de Jacarecanga 
Hoje o Liceu é um dos mais antigos e tradicionais colégios da rede estadual de ensino público. Oferta o curso de Ensino Médio – EM, com séries de 1º, 2º e 3º anos, funcionando nos três turnos, além de preparar alunos para Enem e vestibulares no cursinho noturno. Possui uma das melhores estruturas de ensino do estado, equipado com três laboratórios científicos (física, biologia, química) e dois de informática, dispondo também de laboratório de Redação, que em 2012 atenderá aos três níveis de ensino, sala de vídeo, auditório, biblioteca (todos climatizados) e  Ginásio poliesportivo (coberto) para atividades físicas.  
Contando com todo esse aparato, o Liceu vem aprovando cada vez mais alunos em diversas universidades do Brasil, como é o caso do aluno Anderson de Castro, aprovado em 1º lugar na Universidade Federal do Ceará (UFC) para o curso de Ciências Biológicas e na Universidade Estadual do Ceará (UECE) para o curso de Letras, e de mais de 100 alunos que também conseguiram realizar  o sonho de ingressar no nível superior em 2012. 


Texto extraído do site http://cearadeluz.blogspot.com (adaptado)


Endereço 
PRAÇA GUSTAVO BARROSO, S/N.
JACARECANGA FONE: 31012262 



Referências Bibliográficas
BARROSO, G. A. L. G. D. C. Liceu do Ceará, Rio de Janeiro: Ed. Getulio M. Costa, 1940, 220p.
GIRÃO, B. O Liceu e o Bonde na paisagem sentimental da Fortaleza-província, Fortaleza: Editora ABC Fortaleza, 1997, 300 p.
VIEIRA, S. L. & FARIAS, I. S. de, História da educação no Ceará: sobre promessas fatos e feitos, Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002, 400p. 


FONTE



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

XXIII Semana Cultural do Liceu do Ceará

 Tema - Direitos Humanos
Conheça a Declaração Universal dos Direitos Humanos



ABERTURA 
(14/02/2012)



Directivo



CDF




APRESENTAÇÃO DE DANÇA 
(16/12/2012)


EVA



Directivo



CDF



Liberty



Veja mais imagens e vídeos AQUI (Facebook)

Aguarde mais postagens...


PROGRAMAÇÃO

Novo - Tabela de Jogos Esportivos - Clique Aqui
Novo - Modelo do Banner e do Projeto Científico


Programação - Clique Aqui
Edital - Clique Aqui
Edital dos Jogos Esportivos - Clique Aqui




Site Oficial - http://xxiiisemanacultural.blogspot.com

sábado, 14 de janeiro de 2012

Formação do Verbo


Aprenda a conjugar os verbos regulares sem complicação, a partir de seus modelos de conjugação.
Conteúdo dos slides:


*  Definição de verbo.
*  Morfemas do verbo.
*  Modelo de conjugação do verbo: 1ª, 2ª e 3ª conjugação.
*  Dicas para facilitar o aprendizado.


Baixar também: TD - Modelos de Conjugação